sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como funcionam os “bloqueadores de sites”? – EXPLICAÇÃO

Bom amigo (a) está é mais uma matéria do Hc Host, a intenção e que você entenda como funcionam os filtros que bloqueiam os sites "indevidos" em sua escola, empresa ou em qualquer outro lugar.
Vamos começar, para exemplificar a situação tomemos como exemplo o seguinte link:
http://www.google.com.br/search?hl=pt&q=orkut&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Vamos supor que você deseje pesquisar sobre Orkut, mas talvez você só quisesse procurar um recadinho legal ou depoimento, você não quer entrar no Orkut! (nãoo imagina).
Bom, prosseguindo, quando você digitou Orkut na pesquisa do Google, retornou um erro parecido com este:


Ai você se pergunta por que isto aconteceu se você só está fazendo uma pesquisa no Google, você nem está tentando acessar direto o www.orkut.com.br.
O que houve de errado? Calma, vou explicar como funciona. Na sua escola ou empresa, existe um computador central chamado de servidor que fica responsável pela rede de computadores e filtra tudo que pode ou não passar.
Um dos servidores mais usados é o Squid, ele é um programa para gerenciamento da rede, e dentro de sua pasta existe um arquivo do bloco de notas (.txt) chamado mais ou menos assim:
blacklist.txt
Dentro deste arquivo existe uma lista de sites e palavras bloqueadas. O Squid lê o link, no exemplo é o mesmo do começo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt&q=orkut&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Como pode ver no link de pesquisa do Google ele encontrou uma palavra que estava na sua lista negra, Orkut no exemplo. Ai ele simplesmente vai retornar aquele erro, dizendo que o acesso foi negado.
Uma rápida pesquisa no nosso blog você encontrará de forma fácil como acessar estes sites mesmo que estejam bloqueados.
Lembre-se de que se o site está bloqueado é justamente para você não acessar, caso você ainda queria acessá-los, fica por sua conta e risco.





0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]