terça-feira, 30 de agosto de 2011

Problemas no Micro ? Veja uma lista de um Guia para iniciantes

Vamos às dicas e instruções: 

1- Identifique o seu sistema operacional 

Mesmo com aparente problema de Hardware, a problema pode estar no sistema, ou em alguma configuração do mesmo. Em alguns casos, uma simples atualização divulgada pela Microsoft (em caso do Windows) pode resolver o problema do usuário. Também é necessário para que a pessoa que pretende ajudar o usuário possa informar o caminho para verificação de informações e configurações variadas.

"Não sei o meu sistema operacional, o que faço ?"

Apesar de raro, caso não saiba o sistema operacional no qual está trabalhando, pode consultar clicando com o botão direito no ícone “Meu computador” da área de trabalho e em seguida em “Propriedades”. 







2- Faça a identificação do Hardware 

Para quem tem mais experiência no ramo, alguns problemas já são conhecidos em certos tipos de Hardware, nesse caso a simples identificação já pode levar a uma resposta imediata, seja ela qual for. Além disso, na identificação do micro podemos verificar algum problema com a própria configuração, é o caso de um micro “parrudo”, de ótima configuração rodando sobre uma fonte genérica que apresenta problemas de travamento e/ou reinicialização.

"Como posso identificar o Hardware do meu PC ?"

Para micros que não são muito recentes, o Everest Home Edition 2.20 (última versão da gratuita do software Everest) identifica toda a configuração.

Download: Everest Home Edition 2.20 

Após o download, basta extrair o conteúdo em alguma pasta e executar o arquivo Everest.exe. O programa irá identificar o Hardware, para verificar a configuração basta clicar no ícone “Computador” e em seguida no ícone “Sumário”, como na imagem abaixo. 








Como pode ser observado na imagem, minha placa mãe não foi identificada pelo programa, para esses casos pode ser usado o software CPU-z, que é gratuito e atualizado constantemente. Para fazer o download, basta acessar o site e selecionar a última versão disponível. Após ter feito o download, extraia os arquivos e execute o CPU-z. A identificação da placa mãe, irá aparecer na aba "Mainboard".


Você só não consegue identificar deste forma a fonte do micro (informação importante), por isso será necessário verificar manualmente, abrindo o gabinete e conferindo a etiqueta. Para quem não conhece uma fonte, basta clicar aqui para ver imagens. Se o micro ainda está na garantia, leve para a assistência resolver o problema, a não ser que esteja disposto a não contar mais com a garantia. 




3- Elabore sua pergunta de forma completa 

Já com as duas primeiras informações em mãos, elabore seu tópico de forma clara e bem completa, vamos a alguns exemplos.

Exemplo 1 - Maneira incorreta: 

"Meu micro está reiniciando, estou desesperado, alguém pode me ajudar ?"



Está desesperado não ajuda em nada, coloque em prática as instruções e dicas citadas no dois primeiros itens e elabore seu tópico. Tente também dar alguns detalhes, se acontece com o problema acontece em algum momento específico por exemplo.



Exemplo 2 - Maneira correta: 

"Meu micro está reiniciado, normalmente fica em torno de 10 minutos ligado e reinicia do nada, não aparece nenhuma mensagem de erro, simplesmente reinicia.

Minhas configuração: Placa mãe "X" | Processador "X" | Memória "X" | HD "X" | Placa de vídeo "X" | Fonte "X".

Sistema operacional: Windows XP Service Pack 3.
E principalmente, não escreva em códigos, tente escrever o português da forma mais clara e correta possível.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]