quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Evite a quebra de código de seus programas

Bom pessoal, este é um temo quase inexistente na net, claro existe muitos artigos sobre segurança de softwares e tal, mas é pra galera mais avançada, os pequenos programadores quase nem se lembram deste perigo. Se você é um pequeno desenvolvedor de softwares, e o código fonte é aberto, desconsidere este artigo. Mas caso você mantenha seu código fonte fechado, é bom continuar lendo.

Hoje na internet existem pessoas que aprendem a criar softwares, e existem aqueles que gostam de 'dar uma editada no programa pra ficar mais com sua cara', bom eu não era diferente, adorava ficar quebrando os códigos a fim de 'personalizar' meus programas, até que um dia resolvi postar no youtube uma video aula ensinando como modificar a splash screen do um programinha de dj. O resultado? Meu vídeo foi banido do youtube a pedido da empresa do software que cobrava seus direitos autorais

Porque eu disse isso? Para mostrar o quão fácil pode ser modificar um programa e criar versões piratas deles, o que para o desenvolvedor responsável é um pandemônio. Imagine criar um programinha versátil que converta vídeos, e rapidamente fez sucesso na internet. Agora imagine que você não se precaveu contra a quebra de código e um espertinho implantou um código malicioso para roubar senhas de seus usuários. Como eles vão saber? várias pessoas usam, porque este será diferente? Por isso é importante levar algumas considerações finais a respeito de segurança antes de lançar seu produto! Não vou ficar aqui falando horas sobre segurança de software, pois não é meu propósito. Acredito que depois de uma breve leitura você, pequeno, médio, grande desenvolvedor, passe a tomar mais cuidados. Um dica fica o Petite programinha muito versátil que comprime o executável  tornando mais difícil de crackeá-lo.
Por enquanto é só! Fiquem com Deus.

Um comentário:

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]