sábado, 19 de novembro de 2011

Acesso remoto com com UltraVNC

Já aconteceu precisarem de ajudar alguém à distância como se estivessem no vosso próprio PC? Ou usar o vosso computador que está a kilómetros de distância? Com este tutorial vou explicar como usar o UltraVNC para isso.

1. Fazer o download do programa. Não é necessário emule, pois o programa é Freeware 


2. O programa é fácil de instalar, e até o site tem instruções detalhadas para isso:

Instalação UltraVNC

3. Configurar o UltraVNC. No menu iniciar, temos as seguintes pastas criadas (realcei as mais importantes):



Agora depende do uso que vão dar ao computador onde estão a trabalhar. Existem 2 casos específicos com programas de acesso remoto, e cada um tem as suas instruções específicas. Aqui ficam elas:

Servidor: o computador que será controlado pelo cliente (caso do computador em casa, computador da pessoa a ajudar).
Cliente: o computador que controla o servidor (o computador a partir do qual se vai controlar à distância, o computador do "técnico" de helpdesk).

Para o Servidor:

Primeiro, vão ao ícone Install WinVNC Service , se não foi já instalado no sistema quando foi a instalação. Depois, usem o ícone UltraVNC Server para lançar o quadro das opções:



Coloquem uma password à vossa escolha e é o suficiente. Para quem tem router, é necessário reencaminhar a porta 5900 (predefinida) para o IP local do computador.

Nesta página, Port Forward têm mais informações para tal. Escolham o vosso router, e depois o programa UltraVNC. No meu caso foi suficiente adicionar apenas uma porta TCP 5900, em vez das diversas portas adicionadas no tutorial do Port Forward.

Pode ser também necessário adicionar a mesma porta associada ao programa winvnc.exe, na firewall.

Para o Cliente:

Vão ao ícone UltraVNC Viewer , e terão este quadro:




O campo essencial é apenas o VNC Server, onde colocam o IP ou o endereço DNS da máquina a controlar. Para usarem um endereço DNS terão de usar uma conta no No-IP ou no DynDNS. 

Depois de clicarem em connect, aparecerá o local para inserirem a password especificada no Servidor. Se tudo correr bem, após uns segundos e terão uma janela com o desktop do outro computador.



Tamanho : 1,78 MB
Senha : Não Contem SENHA!


Créditos : LeeDH



0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]