sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A diferença entre Codificação e Criptografia

Codificação é muitas vezes confundida com a criptografia. Eles não são os mesmos. Antes de falar das diferenças, eu vou primeiro mencionar as semelhanças:


  •      Ambos transformar dados em outro formato.
  •      Ambos são reversíveis (ao contrário de hash.


Agora as diferenças:

Codificação : 


ascii


O objetivo da codificação é transformar os dados

para que ele possa ser adequadamente utilizado por um diferente tipo de sistema, por exemplo, caracteres especiais de uma página web. O objetivo não é manter em segredo as informações, mas sim garantir que o sistema interprete de outra forma os dados contidos na menssagem.

A codificação transforma os dados em outro formato usando um esquema que está disponível publicamente para que ele possa ser facilmente revertido. Ele não requer uma chave para decodificá-la , a única coisa necessária para para fazer isso é o  algoritmo que foi usado para codificá-lo.

Exemplos: ASCII, Unicode, URL Encoding, Base64
Criptografia : 

ciphertext

O objetivo da criptografia é transformar os dados, com o objetivo de manter uma “menssagem” em segredo e garantir que os dados não podem ser usados por qualquer pessoa que não seja o destinatário com a chave para a reverter a criptografia.

A criptografia transforma dados em outro formato de tal forma que só um indivíduo específico pode reverter a transformação. Ele usa uma chave, que é mantida em segredo, em conjunto com o texto original eo algoritmo, a fim de executar a operação de descriptografia.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]