domingo, 22 de abril de 2012

Como fazer Zero fill

Sempre que você faz uma formatação convencional no seu computador, com um recuperador de arquivos você consegue salvar alguns arquivos “perdidos”, no qual você esqueceu-se de fazer backup, porque a formatação apaga apenas parte do seu HD. Se você quer apagar seus arquivos definitivamente, sem deixar rastros de seus arquivos, a técnica zero fill faz essa função para você. Com essa técnica você apaga todos os dados do seu HD sem ter perigo de serem recuperados. Essa técnica é feita através de softwares próprios para isso, todos os HD’s tem um software específico para isso, e utilizar o errado pode dar uma dor de cabeça enorme no futuro. Conheça neste artigo um pouco mais sobre essa técnica.






1
Este tipo de formatação geralmente é utilizado pra quem quer vender o HD e não deixar vestígios.
Lembre-se de fazer backup dos arquivos, pois você não conseguirá recuperá-los após a formatação.

Primeiramente, você deve procurar o site da fabricante do seu HD. Encontre nesse site a listagem de todas as marcas: http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/218252-fabricantes-de-hardware-e-companhia/. No site da fabricante do seu HD, você deve procurar pela opção zero fill e baixar o software dele. Depois disso, você cria um cd bootável com o software. Em seguida, você deve fazer a formatação com ele. Demora muito mais que a formatação convencional, mas porque ele deixa zerado o HD, e você não consegue mais recuperar seus arquivos após essa formatação.


  1. 2


    Utilize o comando “#dd if=/dev/zero of=/dev/xyz” para começar o processo, ou dependendo do fabricante escolha a opção “LOW LEVEL FORMAT”. Após isso aguarde, e quando aparecer a mensagem de disco cheio, estará pronta sua formatação.


    1. 3


      Lembrando que zero fill não é uma formatação física. A formatação física é feita na fábrica antes de ir para as lojas. O zero fill zera a superfície do HD. Além de recuperar setores defeituosos que nem o Windows consegue recuperar.

      Esse tipo de formatação não estraga o disco rígido, pode até melhorar o desempenho deste. Mas o recomendado é não fazer muitas vezes, pois prejudica muito o HD pelo tempo que demora a ser feito. O recomendado é baixar um software de análise de disco que faça a verificação e veja se o HD realmente precisa do zero fill. No site do Baixaki (http://baixaki.com.br) você encontra diversos softwares de reparação, entre eles o HDD Regenerator, que faz a análise e se necessário faz uma reparação no HD.
      Independente da quantidade de partições que você tiver o zero fill apaga todas as partições do HD, sem deixar nenhum vestígio.

      Após formatar com o zero fill, você pode instalar o Sistema Operacional normalmente.
    2. 4

      Caso você queira conhecer melhor sobre o assunto, este link possui informações bem interessantes sobre o assunto. Acesse: http://www.iotecnologia.com.br/format-c-que-nada-zero-fill-arranca-at-a-alma-do-seu-hd.

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]