quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Evite infeção de vírus em pendrive utilizando o USB Write Project ou USB WriteProtector

A infeção de vírus em pendrives hoje é um problema, a solução é muito prática, bastando sempre manter o computador com um antivírus funcional e atualizado. Porém, isso não depende somente de nossa iniciativa, muitas vezes utilizamos computadores de terceiros onde a sua manutenção foge das nossas possibilidades. 
A solução então é blindar o pendrive contra ameaças. Mas, como fazer isso? 
A maioria dos softwares disponíveis na internet para proteção USB são voltados para serem instalados nas máquinas, daí a dificuldade em usá-los em computadores de terceiros. Mas o USB Write Project e o USB WriteProtector (nomes bem parecidos) são criados para bloquear a gravação de dados em seu pendrive.
Como funciona? 
Basicamente seu pendrive é infectado quando plugado/espetado em um computador que já esteja infectado. A ação do vírus consiste em copiar silenciosa e automaticamente para seu pendrive os arquivos maliciosos. Além disso, ele modificado um arquivo chamado autorun.inf (que fica no pendrive) que é utilizado como uma pequena instrução ao sistema operacional do que deverá ser feito quando o pendrive for reconhecido na máquina. Ou seja, quando ele infectar seu pendrive esterá escrito na forma de código (claro) a seguinte instrução (traduzindo o código para o português): "Sistema, execute o arquivo XXXX". Este arquivo então, copiará o conteúdo do seu pendrive para outra máquina quando plugado. É assim o ciclo de um vírus de pendrive. Logicamente, em um sistema com um bom antivírus, nada disso ocorrerá.

A ideia então dos dois programinhas citados e garantir que esta copia não possa ser feita, nem mesmo a modificação/criação do autorun.inf.

USB Write Project

 Para quem trabalha com arquivos confidenciais ou simplesmente quer proteger sua privacidade, basta usar um aplicativo de segurança que cuide dessas tarefas, como o USB Write Project. Ele serve para proteger seus arquivos de pessoas mal-intencionadas ou arquivos maliciosos que possam modificá-los.
Basta habilitá-lo para o modo de proteção e o bloqueio já está efetuado. A partir disso, qualquer alteração de arquivo no dispositivo móvel em questão se torna inviável. Toda essa segurança é aliada a uma interface simples, para que o usuário não se perca no processo.
Ative a proteção de seu dispositivo móvel já!
A proteção pode ser ativada a hora em que o usuário decidir. Ela funciona até que o mesmo programa seja aberto em qualquer computador e receba o comando para desproteger o dispositivo. Por isso, é necessário manter o arquivo sempre em seu pendrive, para poder modificar seus próprios arquivos quando necessário.
Como foi projetado para ser carregado no próprio dispositivo móvel, USB Write Project ocupa um espaço pequeno e não requer instalação. É só adicioná-lo ao gadget e ele está pronto para ser utilizado.



Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/usb-write-project.htm#ixzz2dw0XCJrT

USB WriteProtector

 

O USB WriteProtector é um programa cujo objetivo é ajudá-lo a proteger seu pendrive contra este tipo de inconveniente. Ele dispensa instalação, basta descompactar na pasta de sua preferência e executar diretamente a partir do arquivo. Inicialmente ele está no idioma alemão, mas basta trocar na caixa de seleção disponível na interface do programa (ele possui opção inclusive para português).
Basicamente, este aplicativo bloqueia a gravação em um dispositivo de armazenamento USB. Para utilizá-lo basta selecionar a opção “Protecção de escrita USB – Activa”. Feito isto, o programa automaticamente entra em estado de proteção para o próximo dispositivo deste tipo que for conectado a ele.
Proteção ativa
Não há uma mensagem confirmando a proteção, mas caso haja erro, o programa exibe um aviso de que não foi possível ativá-la. Para desfazer este processo, basta selecionar “Protecção de escrita USB – Inactiva”.



Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/usb-writeprotector.htm#ixzz2dw0ijUCC

0 comentários:

Postar um comentário

Proibido palavras ofensivas, racistas ou descriminatórias.

[Seu Comentário será liberado no máximo em 24horas]